O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Incorporação de Tecnologias, abriu para Consulta Pública (CP) a proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença falciforme.
A atualização do PCDT tem a finalidade de orientar sobre o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com doença falciforme atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança faz-se necessária para adequar o documento às alterações nos parâmetros de cuidado dos pacientes com essa condição clínica no Brasil, como novas técnicas de diagnóstico e novos tratamentos incorporados.
O que é a doença falciforme:
A Doença Falciforme é uma condição genética que define um grupo de doenças hereditárias resultantes de alterações na estrutura da hemoglobina (Hb), que podem estar associadas a defeitos em sua síntese. Com a alteração genética, a estrutura do eritrócito muda de sua forma normal bicôncava para um formato falciforme. Hemácias falciformes são rígidas e sofrem alterações de membrana, podendo se romper e levar à hemólise intravascular e à anemia hemolítica crônica. Os eritrócitos falciformes expressam maior quantidade de moléculas de adesão, promovendo maior interação entre células endoteliais, leucócitos e plaquetas. Junto a estes mecanismos, o desenvolvimento de alterações endoteliais, vasculopatia proliferativa e hipercoagulabilidade tornam-se responsáveis pelas principais manifestações clínicas na DF, como episódios de vaso-oclusão, dores agudas, fenômenos inflamatórios e danos a diversos órgãos.
Qual o tratamento preconizado no SUS para a doença falciforme?
O tratamento da doença falciforme é feito tanto de forma não medicamentosa, quanto através de medicamentos. Entre as formas medicamentosas há a terapia envolvendo prevenção de crises e complicações por meio da hidroxiuréia, tratamento de infecções com antimicrobianos, suplementação com ácido fólico, analgesia para dor crônica e suplementação de ferro.A CP é um instrumento de participação social. Contribua através do link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-25-2024-pcdt-falciforme até o dia 12 de junho de 2024.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre educação e pesquisa em saúde.
Fonte: Conitec