Notícias

Notícias

  • Início
  • Notícias
  • CFF avalia regulamentação do farmacêutico em licitações e contratos na saúde pública

CFF avalia regulamentação do farmacêutico em licitações e contratos na saúde pública

O documento será analisado pela Comissão de Legislação e Regulamentação do conselho

Durante a última plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), foi apresentada e debatida uma proposta de regulamentação da atuação do farmacêutico em processos licitatórios para aquisição de medicamentos e contratações no setor público. 

O documento foi elaborado pelo conselheiro federal de Farmácia suplente do Rio Grande do Sul, Leonel Almeida, enquanto membro do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública. Segundo o conselheiro, essa será uma forma de padronizar a atividade farmacêutica na gestão pública. Agora, o documento será analisado pela Comissão de Legislação e Regulamentação do conselho para ser votado em outra plenária.

Além de padronizar a atuação do farmacêutico na gestão pública, o especialista destacou que uma análise técnica criteriosa deste trabalho é fundamental para garantir transparência e segurança na aquisição de medicamentos, assegurando que sejam comprados corretamente e pelo menor preço possível.

Ele também acredita que a regulamentação dessa área pode ampliar o acesso aos medicamentos, prevenir desabastecimentos e garantir um melhor direcionamento dos tratamentos para os pacientes que mais precisam.

Paralelamente, a medida fortalece a capacidade técnica do farmacêutico, permitindo uma atuação mais eficiente na resolução de problemas, como a falta de medicamentos ou a identificação de produtos inadequados.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso à saúde no Brasil.

Rolar para cima