Proposta garante acesso gratuito ao medicamento, mediante laudo médico e amplia sua presença em locais de alta movimentação
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que propõe incluir a adrenalina autoinjetável na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento é utilizado no tratamento de reações alérgicas graves.
O projeto prevê que, com a ampliação do acesso a esse tipo de medicamento, será possível reverter rapidamente quadros alérgicos graves. De acordo com o texto, os pacientes deverão apresentar um laudo médico que comprove a necessidade do uso das canetas autoinjetáveis.
O relator destacou que as canetas auto injetáveis contém uma dose previamente medida de adrenalina, substância capaz de salvar vidas nos casos de reações alérgicas graves e imediatas.
O próximo passo para a aprovação da proposta será a análise, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
O INAFF apoia e promove a divulgação e disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.