Com a atualização, doenças como o câncer e o diabetes, de alta prevalência no contexto global, passam a contar com a inclusão de novos tratamentos
No último mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nova edição da lista de Modelo de Medicamentos Essenciais (EML) e de Medicamentos Pediátricos Essenciais (EMLc), incorporando novos tratamentos. A atualização é feita a cada 2 anos, com o intuito de ampliar o acesso aos principais tratamentos para inúmeras doenças.
Dentre as doenças contempladas com a atualização, estão: diversos tipos de câncer e diabetes com comorbidades associadas, como obesidade, fibrose cística, psoríase, hemofilia, distúrbios sanguíneos, entre outros. As listas-modelo de medicamentos essenciais publicadas periodicamente pela OMS são referência para orientar decisões acerca da seleção de medicamentos e cobertura universal em sistemas de saúde de todo o mundo.
Para publicar uma nova edição, o Comitê de especialistas da organização analisa inúmeros pedidos de incorporação que são encaminhados, além de revisar a lista de medicamentos já inclusos. Após a análise, a decisão é divulgada e são incorporadas aquelas tecnologias julgadas mais adequadas para cada tratamento. Nesta última revisão, 20 novos medicamentos foram incluídos na lista de medicamentos essenciais e 15 na lista de medicamentos pediátricos essenciais.
Com a atualização, doenças como o câncer e o diabetes, de alta prevalência no contexto global, passam a contar com a inclusão de novos tratamentos. Algumas das novidades para essas doenças são a expansão do acesso aos inibidores de checkpoint imunológico PD-1 / PD-L1 e dos Agonistas do receptor GLP-1, respectivamente.
O sumário executivo detalha todas as informações sobre o processo de avaliação e de decisão de quais medicamentos incluir. Para acessá-lo clique aqui.
O INAFF apoia e promove a divulgação e disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.

