Notícias

Notícias

  • Início
  • Notícias
  • ANS anuncia Painel para intermediar conflitos entre planos de saúde e beneficiários

ANS anuncia Painel para intermediar conflitos entre planos de saúde e beneficiários

A ferramenta representa a capacidade solução de conflito entre planos de saúde, administradores e beneficiários. 

Na última semana, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a publicação de um painel para medir a capacidade  de resolução de conflitos entre operadores de planos de saúde, beneficiários e administradores de benefícios. Intitulado de Taxa de Intermediação Resolvida (TIR), a ferramenta tem o intuito de ampliar a transparência juntamente com os canais de relacionamento da ANS, tornando as reclamações registradas pelos consumidores transparentes.   

A nova plataforma promete resolver os conflitos de maneira consensual entre as partes envolvidas, beneficiários e operadoras, com mediação da ANS e de maneira eletrônica. As reclamações se dão via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), através dos canais de atendimento da ANS. 

Segundo a Agência, a maioria das reivindicações registradas pelos beneficiários  são atendidas em prazo reduzido. Através do NIP, o beneficiário envia sua reclamação e a agência repassa para a operadora responsável que têm até cinco dias úteis para responder, quando se trata de cobertura assistencial as demandas são atendidas em até 10 dias úteis. 

Em dezembro de 2024, já foi possível verificar a solução de 80% das reclamações cadastradas pela reguladora. Anteriormente, a ANS utilizava a Taxa de Resolutividade (TR) que avaliava a demanda após o fim do prazo concedido à operadora e a análise do caso por um dos analistas da NIP.

Confira neste link o novo Painel da Taxa de Intermediação Resolvida (TIR).

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso à saúde no Brasil.

Rolar para cima