Assistência Farmacêutica, combate ao câncer e ações contra a dengue foram os destaques da reunião
A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizou a primeira reunião de 2025, onde foram pactuadas diversas políticas. Esteve presente na abertura do encontro a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ressaltou os esforços e desafios dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para o ano.
O destaque da reunião foram as pactuações da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), da Rede de Prevenção e Controle do Câncer e do Programa de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer, no âmbito do SUS. O objetivo principal dessa pactuação é fortalecer o cuidado à saúde, promover ações que recuperem o estado de saúde dos acometidos pela doença.
O Ministério da Saúde enfatizou o compromisso com ações de combate à dengue no Brasil. O enfrentamento do problema é uma prioridade do governo e deve ser realizado em parceria com a Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância em Saúde em consonância com a Rede Assistencial da Saúde.
Durante a reunião também foram abordadas ações para o avanço do Sistema Único de Saúde, como a implementação do Plano Operativo da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica (BNAFAR), o balanço das ações da Rede Alyne, os recursos para vacinação em 2025 e as diretrizes para a eliminação da aids e das hepatites virais até 2030.
A ministra da saúde destacou o avanço do Programa Mais Acesso a Especialistas em diversas regiões do país, responsável pelos investimentos no aprimoramento da rede de atendimento especializado. Segundo Nísia Trindade, o objetivo é expandir o programa para garantir acesso rápido e eficiente a serviços especializados.
Além das pactuações sobre ações de enfrentamento ao câncer, os gestores também acordaram as seguintes iniciativas:
- Rede de Economia e Desenvolvimento em Saúde – Rede Ecos
- Repasse financeiro para ações de vacinação em 2025
- Inclusão da esporotricose humana na portaria de notificação compulsória
- Diretrizes para a eliminação da Aids e da transmissão do HIV como problemas de saúde pública no Brasil até 2030
- Guia para Eliminação das Hepatites Virais no Brasil
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso à saúde no Brasil.