Realizado de 14 a 18 de setembro no BeFly Minascentro, em Belo Horizonte (MG), o evento teve como tema central: “Inovação, acesso e sustentabilidade da Assistência Farmacêutica”
O Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAFF) consolidou-se, ao longo de suas edições, como o maior encontro do país sobre assistência farmacêutica e farmacoeconomia. Idealizado pelo professor Lindemberg Assunção, presidente do Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF), professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, o evento reúne farmacêuticos e outros profissionais de saúde, gestores, pesquisadores, estudantes, representantes da indústria farmacêutica, entre outros grupos profissionais.
A edição de 2025 aconteceu de 14 a 18 de setembro, com início na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foram realizados os cursos pré-congresso. Ao todo, foram ofertados cinco cursos: Introdução à Economia da Saúde e Medição de Resultados; Custo-efetividade e Custo-utilidade; Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária; Gestão e Planejamento da Assistência Farmacêutica para Municípios; Uso Racional de Opioides.
A partir do segundo dia, a programação foi transferida para o BeFly Minascentro, em Belo Horizonte, onde ocorreram os nove Workshops com gestores e os três dias de programação do FAFF. Palestras, conferências, painéis, apresentações orais de trabalhos e a tradicional entrega do Prêmio JAFF marcaram o encontro.
O evento, que teve como tema central “Inovação, acesso e sustentabilidade da Assistência Farmacêutica”, reuniu 1.100 participantes. O evento contou com palestrantes internacionais da Argentina, Estados Unidos, Colômbia e Portugal, e mais de 80 palestrantes nacionais representando diversas entidades, como Ministério da Saúde, Anvisa, Organização Mundial da Saúde (OMS), Universidades Federais, Secretárias Estaduais e Municipais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Sociedades Científicas e diversas outras federações e institutos de destaque.
O evento contou com o apoio institucional da CAPES, CNPq, UFBA, UFMG, COSEMS/AL, COSEMS/PB, diversos Conselhos Regionais de Farmácia do país, Rebrafar e Sobrasfar, totalizando 18 apoios institucionais. Além disso, contamos com a parceria de 37 patrocinadores, fortalecendo ainda mais a relevância e a grandiosidade do FAFF.
Um dos pontos altos da programação foi a entrega do Prêmio JAFF 2025, que distribuiu R$ 30 mil em premiações nas categorias Assistência Farmacêutica, Avaliação de Tecnologias em Saúde e Gestão e Inovação em Saúde. Foram 127 trabalhos submetidos, dos quais 106 aprovados, 18 selecionados para a etapa final e nove premiados.
O FAFF 2025 reafirmou seu papel como espaço estratégico de debate, integração e fortalecimento da assistência farmacêutica e farmacoeconomia no Brasil, consolidando-se como referência na América Latina. Em 2026, o FAFF irá desembarcar em Porto Alegre.
O INAFF apoia e promove a divulgação e disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.

