Os 41 itens gratuitos vão ser disponibilizados em farmácias credenciadas.
Na última quinta- feira, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação total na gratuidade do Programa Farmácia Popular sobre medicamentos e outros itens. O anúncio foi feito pela ministra da saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília. A ministra explicou que os 41 itens do programa serão disponibilizados em farmácias credenciadas pelo governo.
O Ministério da Saúde defende que a medida traz benefícios contínuos para toda a população brasileira, em 2024, 24,7 milhões de pessoas foram atendidas pela Farmácia Popular. A medida vai ser estendida para credenciamento de novas 758 cidades que não tinham acesso ao programa.
Dois novos produtos ganharam destaque e vão ser distribuídos gratuitamente, eles são: Dapagliflozina, medicamento utilizado para o controle da diabetes, quando o paciente possui algum tipo de doença cardiovascular; e fraldas geriátricas, restrito ao público-alvo acima de 60 anos de idade com comprovação da necessidade de uso. Anteriormente, esses dois produtos só eram obtidos pela população através de uma coparticipação financeira.
O Programa Farmácia Popular foi criado através da Lei nº 10.858, de 13 de abril de 2004, com objetivo de disponibilizar medicamentos e outros insumos à população brasileira. Atualmente, o programa conta com mais de 31 mil farmácias credenciadas em 4.812 municípios.
Para ter acesso aos medicamentos basta apresentar documento de identificação com foto e CPF; e receita médica dentro do prazo de validade.
Veja abaixo o itens disponibilizados no Programa:
https://flo.uri.sh/visualisation/21729890/embed
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso à saúde no Brasil.