Notícias

Notícias

  • Início
  • Notícias
  • Losartana é o medicamento mais vendido no Brasil para controle da hipertensão

Losartana é o medicamento mais vendido no Brasil para controle da hipertensão

 250 milhões de caixas deste medicamento foram comercializadas ao longo do ano da última pesquisa, realizada em 2023

A hipertensão é uma condição crônica caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão sanguínea nas artérias. Cerca de 27,9% da população brasileira é afetada pela condição,  segundo dados de pesquisa realizada em 2023 pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Realizar o tratamento farmacológico da condição é essencial para prevenir a ocorrência de complicações cardiovasculares. 

De acordo com o Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico da Anvisa, também de 2023, a losartana foi o medicamento anti-hipertensivo mais vendido no país, com mais de 250 milhões de caixas comercializadas ao longo do ano. Disponível por meio do Programa Farmácia Popular do Governo Federal, os pacientes podem obtê-lo gratuitamente, mediante apresentação de receita médica em uma das farmácias credenciadas.

No entanto, apesar da exigência de receita nas farmácias populares, o medicamento ainda é frequentemente vendido sem prescrição em estabelecimentos comerciais comuns, o que levanta preocupações sobre o uso indiscriminado.

O tratamento da hipertensão deve ser individualizado, sendo necessário buscar orientação profissional antes de iniciar o uso de medicamentos para garantir que os melhores resultados sejam alcançados e para prevenir eventos adversos.

A losartana é contraindicada durante o segundo ou o terceiro trimestre de gestação pois pode levar a diminuição da função renal fetal, aumentando a morbidade, e a morte fetal e a neonatal. Também é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática grave

O INAFF apoia e promove a divulgação e disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.

Rolar para cima