Notícias

Notícias

Nova vacina amplia proteção de bebês contra bronquiolite

 Ministério da Saúde distribui primeiras 673 mil doses e anuncia produção nacional do imunizante

No início deste mês, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A campanha é voltada para mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação, com o objetivo de reduzir casos graves de bronquiolite nos primeiros meses de vida.

A bronquiolite é uma infecção respiratória que acomete bebês e crianças pequenas, causando inflamação nos bronquíolos — os canais de ar do pulmão. Esse processo provoca inchaço e acúmulo de muco, dificulta a respiração e pode gerar tosse, coriza e chiado no peito.

A compra realizada pelo governo foi de 1,8 milhão de doses. O Distrito Federal foi a primeira unidade federativa a receber o imunizante, e os demais estados receberam entre os dias 2 e 3 de dezembro. O Sistema Único de Saúde oferecerá a vacina gratuitamente. Além disso, um acordo entre a fabricante e o Instituto Butantan prevê a transferência de tecnologia para que o Brasil passe a produzir o imunizante.

O Vírus Sincicial Respiratório é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite e por parte significativa das pneumonias em crianças menores de dois anos. Em 2025, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR, sendo 82,5% em crianças dessa faixa etária. Como não há tratamento específico para a bronquiolite viral, o manejo é apenas de suporte.

O INAFF apoia e promove a divulgação e disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.

Rolar para cima