O novo medicamento diminui reduz o número de aplicações anuais de 365 para 52.
No final da última semana, a Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa) aprovou a primeira insulina com periodicidade semanal no mundo, para tratamento de diabetes tipo 1 e 2. Embora aprovado, o medicamento ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
O fabricante do produto informou que a aprovação do medicamento se deu através dos ensaios clínicos Onwards, que demonstrou êxito no controle da glicose de pacientes com diabetes tipo 1, com resultados comparáveis aos pacientes que usam a insulina basal de aplicação diária. Conforme os estudos, a insulina icodeca também demonstrou eficácia no controle glicêmico, com resultados semelhantes a insulinas basais em pacientes com diabetes tipo 2.
Ainda segundo os estudos, os pacientes que usaram a insulina não demonstraram aumento de eventos adversos, como a hipoglicemia. Além disso, o medicamento proporciona uma melhor qualidade de vida ao paciente, já que, em vez de 365 aplicações por ano, a nova insulina reduz para 52 aplicações.
A nova insulina semanal para adultos com diabetes tipo 1 e 2 já foi aprovada em outros países além do Brasil, como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão e Canadá, pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), além da China, que disponibiliza o tratamento para pacientes adultos com diabetes tipo 2.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso à saúde no Brasil.